sábado, 25 de setembro de 2010

Dia 3

Aqui vai o post escrito na última quarta-feira, dia 22. Abaixo explico por quê a demora para publicar. Ainda hoje publico mais um post!

Sei que estou devendo um post há algum tempo, mesmo porque tenho milhares de coisas para escrever! Infelizmente, a Internet aqui no hotel é caríssima ($ 5 por dia) e acho que não há interesse por parte dos organizadores da Bikram de negociar um preço melhor, porque eles nos pediram para nos comunicarmos o menos possível com o mundo exterior. De preferência, nada de Facebook e afins, nem grandes surfadas na Internet…

O outro motivo por estar escrevendo apenas agora (nem sei quando isso será publicado, já que preciso de uma Internet para isso!) é que não dá tempo de fazer muita coisa durante as 24 horas do dia! A nossa rotina é mais ou menos essa: acordamos uma hora antes de ir para a aula (por volta das 7h), comemos alguma coisinha (tipo uma banana) praticamos um pouco o nosso diálogo e seguimos para a aula às 8h. No fim da aula, às 10h, temos duas horas "livres", que é o tempo de tomar banho (uma de nós duas sempre tem de esperar a outra ficar pronta), comer e, com sorte, fazer alguma coisa além de praticar o diálogo. E é exatamente este tempo que estou usando agora!

Mas vamos ao que interessa! O curso até aqui está sendo ótimo, já que as aulas de yoga não estão sendo muito puxadas e a temperatura da sala está ridiculamente amena (dizem que sempre que o curso muda de endereço, eles têm problemas para aquecer a sala nas primeiras duas semanas). Hoje a aula da manhã foi com um professor do estúdio de Bangkok, mas a de ontem cedo foi com a mulher do Bikram, Rajashree, e as duas aulas da tarde (de segunda e terça) foram com o próprio homem! Preciso dizer que depois da primeira aula com o "boss", como todos o chamam e como ele costuma chamar todos os homens do curso, fiquei ali deitada em saváshana (esta é a pronúncia correta, aprendi), tentando digerir o fato de que eu estou mesmo no curso e que eu acabei de praticar uma aula com o mestre criador desta yoga!

Praticar em uma sala com outras quase 400 pessoas também foi uma experiência interessante! Todos movendo juntos, se concentrando na mesma coisa, toda aquela energia reunida, foi muito, muito bom! A minha prática, preciso dizer, não foi das melhores. Descobri que estava bem menos flexível em posições que normalmente consigo fazer sem problemas e simplesmente não consegui firmar meus pés no chão na Triangle Posture (postura do triângulo)! Escorreguei tanto, mas tanto, que caí no chão algumas vezes. Pensei em culpar o carpete, que é escorregadio - e costumo praticar esta posição em cima da toalha e da esteira, já que neste ponto da aula já estou altamente molhada, pingando de suor. Mas aí olhei para os lados e vi todas aquelas pessoas fazendo o triângulo sem problemas, no carpete! Pensei em culpar meu suor excessivo, mas a verdade é que simplesmente ainda não tenho força suficiente nas pernas para segurar a posição seja qual for o tipo de superfície embaixo dos meus pés. O professor de hoje cedo disse que Bikram costuma dizer que temos de aprender a segurar o triângulo até sobre gelo molhado com água e sabão!

Tudo isso aconteceu antes do discurso de boas vindas do Bikram, no início da tarde de segunda-feira. O cara é tão admirado e adorado por todos que toda vez que ele entra na sala, munido de seu "microfone de Madonna", é aplaudido pela massa. Até agora, tudo que me falaram sobre ele parece ser verdade. Ele é divertido, sábio, tem muuuuita energia, é sincero - às vezes a sinceridade dele é tamanha que dói - e mulherengo.

No segundo dia, terça-feira, os alunos começaram a formar fila para recitar a primeira posição da série para o Bikram. É uma forma de todos se apresentarem para os outros alunos e principalmente para o próprio Bikram, que também analisa sua capacidade de dar sua aula, fazendo comentários sobre seus pontos fortes e fracos.

Para quem me conhece, não preciso nem dizer que, apesar de toda a yoga, sou um poço de ansiedade, mas também bastante tímida para falar em público. Por um lado, sei que o diálogo está aqui, prontinho, e quero subir logo naquele palco para recitá-lo e acabar com tanta aflição. Por outro lado, estou morrendo de medo de virar o centro da atenção de cerca de 400 pessoas, incluindo o Bikram!!! 


Aqui uma das alunas recitando a primeira postura do diálogo para o Bikram e os outros alunos. Reparem que uma muçulmana está ali no meio servindo de modelo para a aluna. Enquanto todos fazem aula de short e top por causa do calor, ela faz aula assim, coberta da cabeça aos pés. Moça valente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário