segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Triste preconceito

Há algumas semanas, já vinha pensando que a criação do Bikram era bem mais brilhante do que seu criador. E na sexta-feira tive certeza disso. Hoje tenho mais certeza ainda!

Durante a aula da sexta-feira, o Bikram começou com seu blá-blá-blá costumeiro. Às vezes ele conta piadas machistas, às vezes conta episódios da vida dele e às vezes expõe suas opiniões, que, muitas vezes contradizem totalmente a da maioria dos alunos. Este foi o caso na sexta-feira. Ele começou falando da tarefa das mulheres no mundo, da dos homens e até aí estava tudo bem. Aí ele disse que as mulheres têm de parar de "bitch, bitch, bitch" (ou seja, encher o saco dos homens), porque os homens acabam substituindo as mulheres por outros homens e morrem de AIDS. Ai.
Disse que o você vem ao mundo com um karma e tem de executar o que foi destinado a fazer e não tentar se mudar. Ai.

Saí de lá decepcionada com ele, mas como ele já disse outras coisas antes das quais discordei e como sei que ele infelizmente não é o único preconceituoso a pensar assim, segui em frente. Afinal, vim aqui praticar yoga e virar uma professora. Disse ao Julien que definitivamente não consigo ver o Bikram como o meu guru espiritual e sim apenas meu guru de hatha yoga e acho uma pena ele pensar assim e falar isso para todo mundo ouvir sem ser punido por isso. O melhor professor que veio aqui dar aula para nós é o cara mais gay que já vi, como ele pode falar uma coisa dessas???
Mas uma outra aluna ficou muito mais revoltada do que todos nós. Ou melhor, resolveu expressar a revolta dela de forma mais contundente. Fiquei sabendo hoje que ela começou a gritar do canto da sala em direção ao pódio quando o Bikram estava falando essas barbaridades, depois enrolou a esteira dela e saiu. Um dos funcionários tentou acalmá-la, mas não teve jeito. Quando o Bikram saiu, ela foi falar com ele e o xingou de "asshole". Pelo menos esta é a fofoca que rola. Já a colega de quarto dela diz que ela apenas falou para ele que ele quebrou seu coração com o que falou durante a aula.

Após todo o bafafá, resolveram expulsá-la do curso. E do hotel. Ameaçaram chamar a polícia para tirá-la daqui se ela não sair por conta própria. E pelo que conheço dela, ela não vai sair. Eu também não sairia! E já disse que vai espalhar a história na imprensa.

Além disso, ela resolveu organizar um protesto - está pedindo para ninguém aparecer na aula do Bikram esta tarde. No começo, concordei prontamente e disse que não iria. Mas é aquele velho problema de greve. Se um furar, todos os outros vão sair prejudicados. Quero apoiar a menina (apesar de também achar que ela não tinha o direito de desrespeitá-lo, por mais que a opinião dele seja absurda), mas tenho medo de não me formar e jogar toda grana e todo o esforço gastos para este curso pelo ralo.

Nos chamaram para uma reunião na tenda antes da posture clinic. Acho que o assunto será este. Vamos ver o que acontece. Conto para vocês à noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário