segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novos rumos


Olá!

Começo aqui um blog sobre o que deve ser um dos maiores desafios da minha vida até aqui: o treinamento de professores de Bikram Yoga. Se você entrou neste blog é porque está no mínimo curioso para saber o que afinal é esta yoga ou então, assim como eu, você já foi completamente conquistado por ela. Ou, melhor ainda, você está simplesmente lendo tudo isso para me dar um apoio moral e me ajudar a sobreviver as nove semanas de curso, que começam oficialmente no dia 19 de setembro! Seja quais forem seus motivos, obrigada pela leitura e espero não tornar o blog chato demais para aqueles que não praticam yoga!

Acho que deveria primeiramente explicar como eu, uma jornalista apaixonada pela profissão, que está longe de ser uma pessoa extremamente flexível e sarada, resolveu encarar um curso tão puxado de yoga.

Tudo começou há pouco mais de quatro anos, em Londres, quando uma amiga, a Carol, falou sobre esta tal yoga praticada em uma sala aquecida, como se fosse uma sauna. Na época, eu já gostava bastante de yoga, mas praticava em casa, com DVDs de séries para iniciantes. A Carol falou tão bem da tal Bikram Yoga, que resolvi tentar. E lá fui eu encarar 90 minutos de aula em uma sala de cerca de 40ºC. Já depois das primeiras posições, meu suor escorria pelo corpo, meu coração estava disparado, minha respiração ofegante e minha mente começou a ficar atordoada com a tonelada de informações que o professor estava despejando em cima dos alunos. O que eu estava fazendo ali???
Só para explicar, na Bikram, o professor não demonstra as posições, só descreve tudo o que você tem de fazer e, como iniciante, você acaba tendo de copiar os mais experientes na sala, pois é impossível prestar atenção em todas aquelas palavras (ainda mais quando você não entende algumas, já que minha especialidade em inglês não era anatomia humana!).

Quando a aula finalmente acabou e fiquei deitada em shavasana (posição do cadáver) comecei a sentir a recompensa daquele esforço todo. Senti uma satisfação imensa de ter sobrevivido à aula e me senti viva, cheia de energia! Depois de um banho quase gelado para tentar resfriar aquele calorão todo então, saí do estúdio flutuando! E foi assim que me viciei na Bikram Yoga.

Durante os primeiros meses, praticava entre duas e três vezes por semana e quando surgiu a possibilidade de concorrer a uma promoção para virar correspondente da BBC Brasil no Cairo, uma das minhas primeiras reservas era de que lá não existia Bikram e eu já não conseguia mais ver minha vida sem esta yoga. Mas o desejo de encarar este desafio profissional falou mais alto e assim comprei um livro para tentar praticar a Bikram Yoga sozinha e lá fomos nós para o Cairo. Confesso que pratiquei apenas algumas vezes lá, porque a falta de uma sala quente, de outros alunos e, principalmente, de um professor orientando, deixa tudo bem mais difícil e chato.

Voltamos do Cairo, retomei minhas aulas aqui e a vontade de mergulhar nove semanas em Bikram Yoga foi crescendo. E quando pensei que, quando nos mudássemos de volta ao Brasil (o que é, e sempre foi, o nosso plano) eu ficaria mais uma vez sem esta yoga, resolvi levar a sério a possibilidade de fazer o treinamento de professores. Nem que fosse apenas para eu me aperfeiçoar nas posições e conseguir fazê-las sozinha da forma mais correta possível. Conversando com meu marido, o Julien, e com amigos, surgiu a ideia de, quem sabe um dia, abrir um estúdio de Bikram Yoga no Brasil. Afinal, era algo que eu amava fazer, não?

Ainda não sei o que vai acontecer depois do curso. Só sei que quero, sim, virar professora, e quero, sim, ensinar mais pessoas a praticar algo que tem efeitos tão maravilhosos em mim e em milhares de outros seguidores da Bikram. E para quem está pensando que eu cansei do jornalismo, não cansei, não. Só encontrei algo que, pelo menos neste momento da minha vida, me conquistou ainda mais do que minha atual profissão!

Se você chegou até aqui, parabéns pela paciência! Escrevi demais, né?! Para não desestimulá-lo para o próximo post, paro por aqui. Amanhã escrevo mais sobre os últimos dias antes do curso!
Ah, e se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre a Bikram Yoga, dê uma olhada no vídeo desta página: Introduction to Bikram Yoga

4 comentários:

  1. Parabéns Andrea.. Fiquei com vontade de ler até o fim porque também procuro novos desafios. Parabéns pelo desafio. Acho que a vida se torna muito mais interessante e divertida quando nos damos a oportunidade de fazer aquilo que nos fazem felizes.. E quem disse que temos que trabalhar o tempo todo a vida inteira ??
    beijos grandes, Carla Simões

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! aproveite estas super semanas e te esperamos no Brasil com este estúdio....uma amiga (a Clau Gurfinkel) comentou desta sua imersão e como pratico yoga (sem muitas pretensões neste primeiro momento) será um prazer acompanhar estas suas 9 semanas.
    show! aproveita
    bjo, Giovanna

    ResponderExcluir
  3. Esta é a Andrea Wellbaum que eu conheço. Uma guerreira que não encontra obstáculos e sim desafios sempre. Força e siga em frente suando muito. Estarei aqui te esperando no seu Brasil para te dar o apoio para abrir seu estúdio. Uma aluna você já tem! Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andrea, acabo de descobrir seu blog hj, via Facebook. Li de de ponta a ponta e achei o máximo! Quando voltarem a Londres, vc podia já dar seu primeiro passo como professora, praticando a descrição das posições em português p/alunos brasileiros, que tal? Não é nada dicícil formar um grupo de iniciantes! O maior problema é arrumar a sala aquecida...
    Bjs p/vcs,
    George

    ResponderExcluir