quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Minha primeira aula

Conseguiiiiiiiiiii a minha primeira aulaaaaaaaaa, eeeeeebaaaaaaa!!!!! Vai ser dia 1º de dezembro, na Bikram Yoga North Beach, em São Francisco!!! Estou tão feliz, tão feliz!!!! E tããããooooo nervosa e ansiosa... Aqui a gente não pratica nenhuma aula inteira de diálogo, apenas as posições uma por uma, e só um dos lados (quando tem direita e esquerda) e apenas uma vez cada posição (todas são feitas duas vezes, na maioria delas a primeira vez é mais longa e a segunda é mais curta, ou seja, você precisa adaptar o diálogo para encurtar a posição). Juntar tudo e dar uma aula de 90 minutos vai ser um graaaaande desafio! Bom, estou organizando uma aula de mentirinha com algumas meninas do meu grupo que já tem aulas marcadas, para vermos o que sai e identificarmos onde temos de melhorar. Acho que vamos fazer isso no começo da semana que vem. Mas estou tão feliz que não vou ter de esperar eternamente para dar minha primeira aula, eba!!!!

Mudando de assunto, preciso contar o que aconteceu com a menina que discutiu com o Bikram. Aquela reunião na tenda na tarde de segunda-feira foi para falar sobre o caso, entre outras coisas. Todo mundo expressou sua decepção com a decisão do Bikram e o Dom disse que ele também não queria que isso acontecesse, mas falou que a decisão do boss é a decisão do boss e que a melhor coisa que a menina poderia fazer agora - se um dia ela ainda quiser virar professora - era deixar o curso e o hotel. Ele também disse que a melhor forma de nós ajudarmos era não se envolver com o caso, pois era algo que o Bikram e ela tinham de resolver.
O dia todo foi bem estranho, pois todos ficaram tristes com o caso, um mal-estar estava pairando no ar. Mas, depois de muito refletir e pensar sobre o comportamento dela durante todo o curso várias pessoas - inclusive eu - concluíram que talvez tudo isso esteja ocorrendo para o bem dela (isso se o Bikram realmente deixá-la concluir o curso em um próximo treinamento e isso se ela o quiser).

Todos os professores dizem que seu comportamento na sala de yoga reflete como você é na sua vida fora dali. Ela nunca fez uma aula inteira - sempre sentava no meio das posições, caía na risada, sentava na esteira para misturar as águas e os electrolytes dela e acabava tirando a concentração das pessoas em volta dela. Ela sempre foi muito crítica do Bikram e enquanto todos riam da própria desgraça de ter de assistir aos intermináveis filmes de Bollywood, ela protestava, ficava brava e criticava todo o processo.

Como o Dom disse para nós na tenda, muitas pessoas ficaram revoltadas com o que o Bikram falou, inclusive os professores, mas todos nós optamos por não ir lá confrontá-lo, simplesmente porque nosso lado racional falou mais alto do que o emocional. E ela deixou a emoção tomar conta e foi lá discutir com ele. O que eles discutiram ninguém sabe ao certo. Mas todos acreditam que, pelo que conhecemos da menina, a versão de tê-lo xingado é algo bem plausível. E talvez neste momento todos nós queremos acreditar que ela o tenha xingado, apenas porque é mais fácil aceitar a decisão do Bikram assim...

Enfim, como disse uma professora durante uma das aulas estes dias, isso aqui é como uma família. Muitos parentes têm opiniões diferentes da nossa, mas temos de aprender a conviver e respeitar um ao outro.

Depois de muita conversa com outras duas alunas, a menina resolveu deixar o hotel e se hospedar em outro hotel aqui perto na esperança de conversar com o Bikram para pedir desculpas. Eu sinceramente acho que ele não vai querer falar com ela agora. Mas espero que os dois resolvam tudo isso e que ela tenha a chance de concluir essa jornada que ela começou. Talvez a jornada dela tenha de apenas ser um pouco mais longa para ela refletir se é isso mesmo que ela quer...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas me disseram que não conseguiram postar comentários aqui no blog. Se isso aconteceu com você, desculpe, não sei o que houve. E estou sempre tão sedenta por comentários!!! Bom, eu consegui publicar o meu, então sugiro que tentem novamente, por favor!

    ResponderExcluir
  3. Vai ver que ele fez esses comentarios de proposito para provocar a reacao das pessoas e melhor julga-las. Talvez seja uma maneira (triste) de "selecionar" quem ele acha que merece fazer parte do grupo...

    ResponderExcluir
  4. É, Fe, muitas práticas do Bikram são bem controversas. Dizem os professores de mais longa data que tudo começa a fazer sentido quando saímos daqui, talvez até demore alguns anos. Vamos ver...

    ResponderExcluir