sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Meio do curso!!!

Post escrito na quarta-feira, dia 20/10:

Nem acredito que chegamos na metade do curso e continuo viva!!! Quatro semanas e meia se passaram e tanta coisa aconteceu! Já me sinto bem diferente do que quando cheguei aqui. Mas também sinto que ainda vou mudar bastante e que os maiores desafios ainda estão pela frente…

Esta semana, já andei trombando em alguns obstáculos. Tudo começou no domingo, quando voltei ao hotel, às 21h. Como já virou rotina, fiquei bem triste ao me despedir dos meus amores e a sensação de voltar a morar no mesmo quarto da chinesa não me animou nem um pouco. Cá estava ela berrando ao telefone (não era briga, ela só fala extremamente alto ao telefone), durante meia hora. Eu estava tentando estudar anatomia, já que tínhamos prova na segunda-feira. Às 21h30 ela foi dormir e eu continuei estudando. Mastigava minha pizza, me ouvia comendo e via a chinesa se mexendo na cama, tentando dormir. Me senti mal e acabei de comer o pedaço no banheiro, para não incomodá-la (que situação…). Eis que às 22h ela se levanta e pergunta a que horas eu vou dormir. Disse que primeiramente precisava terminar de estudar. Ela ficou brava, dizendo que era a única noite em que ela podia ir dormir cedo, que eu também deveria dormir, pois a semana iria ser pesada (já que o Bikram voltou e teríamos várias madrugadas em claro). Disse a ela que eu queria dormir, mas que precisava estudar antes, que ela não estava preocupada com a prova (porque ela não fala bem inglês e simplesmente desistiu de acompanhar as aulas de anatomia), mas eu estava. Assim, o clima da semana começou pesado.

Às vezes ela simplesmente me ignora no quarto. Tento levantar qualquer assunto, falar do tempo (que está um horror, frio e chuvoso), e ela simplesmente não responde. Nem olha na minha cara. É como se eu fosse ar. Às vezes entra no quarto, vai no banheiro, e sai sem falar uma palavra, sem me notar. Isso está me incomodando bastante, me deixando bem triste. O Julien e eu estamos pagando dois lugares diferentes (ele está com a Mila em um apartamento e eu aqui no hotel), dói ficar longe deles e achei que tudo isso pelo menos valeria a pena se eu estivesse fazendo uma amiga para a vida aqui. Estudando diálogo juntas, se apoiando, dividindo os sofrimentos e as alegrias… Mas não é o caso. Ela não gosta de conversar comigo e quando responde alguma pergunta só sabe falar: "Tired, tired." Ela está cansada toda hora, só quer saber de dormir (outro dia reclamou que eu faço barulho digitando no computador e ela não consegue dormir), sempre está de cara fechada. Sei que talvez o destino queira que eu aprenda a lidar com uma situação como esta, mas confesso que está sendo bem difícil e desanimador.

Nós nas posture clinics.


Mas vamos falar do curso! Boss is back, o que quer dizer que acabou a moleza. Na segunda-feira, tivemos uma palestra dele até à meia-noite e depois ele disse que assistiríamos a mais um capítulo do Mahabarata, durante 45 minutos. Acabamos assistindo a vários capítulos e fomos liberados às 4h da manhã. O mais complicado não é permanecer acordado, mas sim ficar sentado em uma cadeira dura e desconfortável durante tanto tempo.

Aliás, acho que esta é uma das causas da minha ciática. Sim, estou com uma dor constante no meu traseiro, que está irradiando para a parte posterior da coxa. Ontem à noite não conseguia achar uma posição decente para dormir, porque qualquer uma doía. Sentia o nervo repuxar quando respirava. Acabei tomando um remédio anti-dor e fui ver a enfermeira hoje cedo. Ela disse que ciática leva um tempo para passar (ainda mais quando você continua praticando yoga duas vezes por dia) e que era para eu pegar bem leve na aula e não tomar remédio antes das aulas para não disfarçar a dor e acabar me machucando mais.

Outra noticia que me deixou um pouco desanimada foi a de que o nosso curso de primeiros socorros vai ser neste sábado à tarde. Normalmente temos folga depois da aula das 8h da manhã (a não ser que você precise fazer a "make-up class" às 11h - para quem perdeu alguma aula ou palestra durante a semana ou para quem simplesmente esqueceu de marcar presença antes das palestras ou aulas - a segunda situação é a mais comum). Com isso, só vou estar liberada às 17h30 de sábado e só vou ter um dia com o Julien e a Mila…

Sei que preciso aceitar as coisas como são, porque não posso mudá-las. Sabia que ia encontrar pedras no caminho. O jeito é respirar fundo, expirar, fechar os olhos, acalmar a mente e seguir em frente. Como eles gostam de dizer aqui: "Trust the proses." No final, tudo vai dar certo!!!

Ah, e a notícia boa da semana! Ontem à noite, quando começou a posture clinic às 21h, não sabíamos o que aconteceria depois das 23h, mas todo mundo tinha quase certeza que seria mais uma longa noite de palestra e filme. No meio da posture clinic o Dom entrou na sala para dizer que depois da posture clinic estávamos liberados! Todo mundo berrou de felicidade, bateu palma, assobiou (tínhamos recebido orientação para apenas estalar os dedos em vez de aplaudir alguém para não fazer barulho e incomodar os hóspedes dos quartos próximos às nossas salas , mas a emoção foi incontrolável!) e nem acreditamos que iríamos dormir cedo! O Dom acrescentou que às 23h30 Bikram estaria na tenda assistindo a um filme e quem quisesse poderia se juntar a ele. E não é que umas 60 pessoas foram? Porém, a noite acabou às 2h45 com apenas sete! Gente corajosa, cheia de energia! Eu foi aproveitar para descansar meu corpo e minha mente para aguentar as pedras que ainda estão por vir no meu caminho!

P.S.: Quando estava escrevendo este post e a chinesa mais uma vez tentava dormir, a coisa ficou feia. Aguardem o próximo post...

Um comentário:

  1. A pergunta que não quer calar: não dá para largar esta chinesa? trocar de quarto? ir dormir onde estão a Mila e o Julien?

    ResponderExcluir