quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Imperfeição

Post escrito na quarta-feira, dia 13/10:


No post de ontem, eu ia falar sobre meu desempenho nas posture clinics, porque estava extremamente orgulhosa de mim mesma. Desde a primeira posição que recitei em frente ao Bikram, só recebi comentários positivos até então (ontem fizemos a sexta posição). Enquanto todos tinham algum tipo de "lição de casa" para fazer para a posição seguinte, o que eu sempre ouvia era: "Continue fazendo o que você está fazendo. Está tudo ótimo." E a cada posição que passava, eu recebia mais desafios, como pessoas cometendo erros durante o meu diálogo, primeiro para eu continuar falando o diálogo apesar das distrações e depois para eu sair do diálogo, fazer correções, e voltar ao diálogo sem perder o fio da meada.

Estava realmente orgulhosa de mim e, juntamente com duas ou três outras meninas, eu era a mais forte do meu grupo! Até chegarmos na sétima posição. Como as anteriores, ela estava bem decoradinha na minha cabeça, eu a repeti inúmeras vezes e estava cheia de confiança. Porém, quando entramos na nossa sala, vi que os nossos juízes eram a Lynn (a chefona das posture clinics, altamente analítica) e o Dom (o britânico, que conhece a diretora do meu estúdio e a quem eu queria muito impressionar, pois possivelmente vou ter de pedir emprego a ela se voltarmos a Londres).

Fiquei tensa. E minha tensão foi crescendo, crescendo e para evitar que ficasse insuportável, resolvi ser uma das primeiras a falar a posição (assim como fiz nas últimas posições). Comecei bem, cheia de confiança, e quando achei que iria impressionar, …………….................................

Foi exatamente o que aconteceu. Todas as palavras sumiram da minha mente. Desapareceram. Lá estava eu, de pé, na frente de mais de 40 pessoas, inclusive duas que eu queria que me elogiassem, e as palavras não vinham. Improvisei, joguei as frases que apareciam desordenadas na minha cabeça, e fui engrenar de novo só no final. Foi horrível. Me senti tão derrotada, e bem no momento em que eu queria que nada desse errado!!!

Assim que a Sophie falou comigo sobre o que aconteceu, comecei a chorar na sala (estava demorando para meu lado chorona aparecer…). Acho que quase ninguém percebeu, porque todos estavam concentrados na pessoa que estava recitando a posição naquele momento, mas estávamos perto do Dom e da Lynn e eles devem ter visto.

Ah…. Enfim….. Sei que estou sendo dura comigo mesma e sei que em algum momento isso iria acontecer, mas precisava ser justamente hoje? Sim, porque sei que meus nervos estavam extremamente desesperados com a presença deles na sala. Por outro lado, acho que também tinha adquirido confiança com meu desempenho nas posições anteriores que, quando me deu o branco, desacreditei que aquilo estava acontecendo. A minha reação foi falar que me deu um branco total. Opção errada. Em uma aula de yoga, a última coisa que você quer fazer como professor é dizer aos alunos que você não sabe o que falar. 

Bom, ainda bem que aconteceu aqui e não em uma aula de verdade (porém nos disseram que isso vai, sim, acontecer muuuuitas vezes numa aula de verdade e o que precisamos aprender agora é saber lidar com o branco, com os nervos, e continuar dando a aula, como se nada tivesse acontecido).

E preciso pensar toda hora em algo que os professores vivem repetindo nas posture clinics: "The class is not about you, it's about your students."

P.S.: Escrevi este post antes da aula da tarde. Lá na tenda, duas mulheres do meu grupo vieram conversar comigo e com a Sophie, dizendo que nós somos as heroínas do grupo, porque sempre mandamos tão bem nas posture clinics e as duas me consolaram, dizendo que, apesar do meu branco de hoje, todos do nosso grupo sabem que eu mando bem. Achei fofo… No fim da aula, na savásana, a professora disse que deveríamos pensar em alguma coisa que mereça agradecimento hoje. E pensei na energia positiva de todas as pessoas que querem que eu recite as posições da melhor forma possível! Também torço por todas elas!

2 comentários:

  1. Mais uma prova de que o nervosismo atrapalha o nosso desempenho! Imagino como deve ser dificil manter a calma nessas horas, mas tenta relaxar! Boa sorte por ai! beijao

    ResponderExcluir
  2. Dea, nao tenho conseguido te ler muito, tenho viajado bastante. Mas te mando muuuuuuuuita energia positiva e ohmmmmm. Vai dar tudo super certo!

    Beijo grande

    Lau

    ResponderExcluir